segunda-feira, 8 de junho de 2020

Dia Mundial dos Oceanos

Criado pela ONU em 1992, o Dia Mundial dos Oceanos é celebrado a 8 de junho, para lembrar a importância dos oceanos na vida de todos os seres e na preservação do planeta.

O tema deste ano é:
 Inovação para um oceano sustentável.

Os oceanos e mares representam 97% de toda a água existente no planeta Terra. Isto significa que os oceanos são extremamente importantes para a nossa sobrevivência.
Através da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel fundamental na regulação do clima do nosso planeta.
Os oceanos são o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto de dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

Os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos.

Apesar da sua extrema importância, os oceanos estão a ser gravemente ameaçados pela atividade humana. É preciso agir rapidamente para mitigar os danos provocados e para proteger a saúde dos oceanos.

A ANP/WWF e a Fundação Oceano Azul emitiram uma declaração conjunta que podes ler aqui:
Se queres conhecer alguns dos seres vivos que habitam os oceanos, faz uma visita com o Vasco, a mascote do Oceanário, e descobre um mundo fantástico!

Ainda com curiosidade?
Consulta o Dicionário de Desenvolvimento Sustentável e fica a saber mais sobre este e muitos outros temas relacionados com o ambiente.

Colabora e participa na proteção dos oceanos!