sexta-feira, 9 de março de 2018

Sugestão de Leitura: Março

   No mês de março, as Bibliotecas Escolares sugerem a leitura 
do livro O Pintor Debaixo do Lava-Loiças, de Afonso Cruz.


  Este livro, com um curioso título, conta-nos a história, baseada num episódio real, de um pintor eslovaco que nasceu no final do século XIX, no império Austro-Húngaro. 
  O pintor emigrou para os EUA mas, mais tarde, voltou à cidade de Bratislava. Para fugir ao nazismo, escondeu-se debaixo de um lava-loiças... 
   A liberdade e a esperança, por vezes, podem ser encontradas nos locais mais insólitos...
"- Doze anos? Lembro-me bem dos meus doze anos. Não trabalhava, passava a maior parte do tempo a empurrar uma vizinha, a Frantiska, num baloiço. Nem imagina como fico triste de cada vez que oiço um baloiço a ranger. Quando vejo as crianças a subirem pelos ares, caio de joelhos sobre o meu passado. Um motor, uma máquina de fazer sorrir. Mas, de repente, como todas as máquinas, deixou de trabalhar. O baloiço enferrujou e acabou por desaparecer do meu mundo, como acontece à felicidade.
- Tem para onde ir? - perguntou a D. Rosa.
- Sugeriram-me um campo de concentração.
- Que tal a nossa casa?
- Seria muito melhor.
- Fechamos a loja às sete. Saímos nessa altura - disse o fotógrafo. - O polícia que o perseguia, o Teixeira, nunca dura para a noite, que a aguardente que bebe durante o dia não deixa. Tenho o carro estacionado em frente."
Afonso Cruz, O Pintor Debaixo do Lava Loiças.

Ilustração de Afonso Cruz
Ilustração de Afonso Cruz

  Afonso Cruz nasceu em 1971, na Figueira da Foz. Frequentou a Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. É escritor, ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Recebeu vários prémios e distinções nas várias áreas onde trabalha. 

Este livro está disponível na Biblioteca Escolar da ESCM.
 Requisita e lê. Vais gostar!

Editorial Caminho (texto adaptado)

Sem comentários: