segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Sugestão de Leitura - Fevereiro

   No mês de fevereiro, as Bibliotecas Escolares sugerem a leitura do livro Travessia de Verão, de Truman Capote, um dos muitos livros novos à disposição dos nossos leitores.


 A noção de amor e de juventude tenaz está mais que viva nesta espantosa história. 
 Passada em Nova Iorque, logo a seguir à Segunda Guerra Mundial, Travessia de Verão é a história de uma jovem abastada e descontraída, Grady McNeil, que os pais deixam por sua conta no apartamento de família, na Fifth Avenue, durante todo o verão. 
 Largada à sua sorte, Grady envolve-se secretamente com um judeu de Brooklyn, veterano de guerra, que trabalha como vigilante de um parque de estacionamento. À medida que o verão passa, o romance torna-se mais sério e moralmente ambíguo e Grady acaba por ter de tomar uma série de decisões que irão afetar para sempre a sua vida e a vida de todos em seu redor.

PNL, Leitura Autónoma 3º ciclo e sec.

  Truman Capote nasceu em Nova Orleães em 1924. Estudou na St. John's Academy de Nova Iorque. Aos 17 anos trabalhava já como jornalista na revista "The New Yorker". Em 1945 abandona a revista e publica o conto Miriam, na revista "Mademoiselle", o qual recebeu o Prémio O'Henry e que lhe valeu o aplauso, sem reservas, da crítica. Em 1948 publica o seu primeiro romance Outras Vozes, Outros Quartos, uma das primeiras obras em que se expõe abertamente o tema da homossexualidade.
  Em 1966, o escritor abandonou o seu humilde apartamento em Brooklyn, deixando para trás, na beira do passeio, uma caixa com diversos papéis. O porteiro recolheu a caixa e guardou-a até ficar esquecida... No final de 2004, alguém descobriu este tesouro, onde estava incluídos quatro cadernos de escola que continham o manuscrito de Travessia de Verão, romance que Capote começou a escrever em 1943, e que acabou por deixar de lado, apesar de ir retocando o texto de vez em quando.
  A obra de Truman Capote inclui a coletânea de contos A Árvore da Noite (1949), o romance A Harpa de Ervas (1951) e o famoso Boneca de Luxo (1958), que foi adaptado ao cinema. A Sangue Frio (1966) obteve um êxito estrondoso e é considerada a sua obra-prima, iniciando um género denominado pelo autor como "romance de não ficção". Publicou ainda Música para Camaleões e escreveu também guiões para filmes, nomeadamente Beat the Evil e House of Flowers.
  Truman Capote é considerado um dos grandes escritores do séc. XX. Morreu em Los Angeles em 1984. 
 Dom Quixote (texto adaptado)
BOAS LEITURAS!!!