sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Sugestão de Leitura - Janeiro

   No mês de Janeiro, as Bibliotecas Escolares sugerem a leitura de "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez.

  Este livro retrata a fabulosa aventura da família Buendía-Iguarán com os seus milagres, fantasias, obsessões, alegrias, dramas, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas, angústias, condenações... Uma narrativa extraordinária que representa o mito, a história, a tragédia e o amor do mundo inteiro.


  "Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo." 
 É com estas célebres palavras que começa uma das obras mais marcantes da literatura contemporânea, consagrando Gabriel García Márquez como um dos maiores escritores do nosso tempo. 

  O autor Gabriel García Márquez nasceu em Aracataca, Colômbia, a 6 de março de 1927, e faleceu a 17 de abril de 2014, na Cidade do México. Considerado o pai do realismo mágico latino-americano, foi essencial para o reconhecimento da literatura americana em língua castelhana no resto do mundo, principalmente depois da atribuição do Prémio Nobel de Literatura, em 1982.  

Edições D. Quixote (texto adaptado)
 Podes encontrar este livro na Biblioteca da ESCM. Boas leituras!