domingo, 5 de novembro de 2017

Sugestão de Leitura - Novembro

   No mês de novembro, as Bibliotecas Escolares sugerem a leitura da obra "A Coragem de Escolher", de Fernando Savater
   Na primeira parte do livro, o autor convida-nos a pensar sobre o significado da liberdade humana e a sua irremediável incerteza. Na segunda parte, recomenda diversas escolhas para enfrentar melhor os desafios atuais: a verdade e o prazer; a política e a educação cívica; a humanidade e a contingência.  


"O que é que define o ser humano? Não os instintos ou a nossa dotação genética, tão semelhante aos dos outros animais, mas a nossa capacidade de decidir e inventar ações que transformam a realidade (...) e a nós mesmos. Essa disposição, chamada liberdade, é a nossa condenação e também o fundamento do que consideramos a nossa dignidade racional. Nas suas origens gregas, o termo não se referia a nenhuma condição metafísica oposta ao determinismo natural, mas designava a situação social de quem não era escravo e, por isso, podia movimentar-se ou atuar segundo a sua vontade sem obedecer a um amo: ou seja, desfrutava da possibilidade de escolher. Também para compreender hoje o que entendemos por liberdade (e para educar no seu bom uso) deveríamos, em primeiro lugar, analisar cuidadosamente o que significa e supõe a capacidade de escolha. 
Fernando Savater, A Coragem de Escolher.
     

Fernando Savater é professor de Filosofia na Universidade Complutense de Madrid, e autor de mais de quarenta obras na área do ensaio, narrativa e teatro.
As obras Ética para um Jovem e Política para um Jovem apresentam a reflexão filosófica aos jovens, conduzindo-os a uma cativante descoberta de si mesmos. Por sua vez As Perguntas da Vida e O Meu Dicionário de Filosofia obtiveram o Prémio Sakarov de Direitos Humanos. 
Publicações Dom Quixote (Texto Adaptado)

Podes encontrar estes títulos na tua Biblioteca. 
Boas Leituras!