quinta-feira, 2 de março de 2017

Sugestão de Leitura - Março

   Chegou o mês de março! Desta vez, as Bibliotecas Escolares sugerem a leitura de "O Vendedor de Passados", de José Eduardo Agualusa.
  Este é mais um dos livros novos que podes encontrar nas estantes da biblioteca da ESCM. Requisita já!!!

   "Félix Ventura escolheu um estranho ofício: vende passados falsos. Os seus clientes, prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana, têm o futuro assegurado. Falta-lhes, porém, um bom passado. Félix fabrica-lhes uma genealogia de luxo, memórias felizes, consegue-lhes os retratos dos ancestrais ilustres. A vida corre-lhe bem. Uma noite entra-lhe em casa, em Luanda, um misterioso estrangeiro à procura de uma identidade angolana. E então, numa vertigem, o passado irrompe pelo presente e o impossível começa a acontecer. Sátira feroz, mas divertida e bem-humorada, à atual sociedade angolana, O Vendedor de Passados é também uma reflexão sobre a construção da memória e os seus equívocos." 
Edições D. Quixote


   
Aqui fica um excerto desta história, para "abrir o apetite":
  
   "A Velha Esperança, essa, acha que são os muros que fazem os ladrões. Ouvi-a dizer isto a Félix. O albino encarou-a, divertido:
   «Querem lá ver que tenho uma anarquista em casa?! Daqui a pouco descubro que anda a ler Bakunine.»
   Disse isto e não lhe prestou mais atenção. Ela nunca leu Bakunine, claro; aliás, nunca leu livro nenhum, mal sabe ler. Todavia, venho aprendendo muita coisa sobre a vida, no geral, ou sobre a vida neste país, que é a vida em estado de embriaguez, ouvindo-a falar sozinha, ora num murmúrio doce, como quem canta, ora em voz alta, como quem ralha, enquanto arruma a casa. A Velha Esperança está convencida de que não morrerá nunca."
O Vendedor de Passados

Ler é viajar...
Conheces este autor?

   "José Eduardo Agualusa nasceu na cidade de Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa. Nos últimos dez anos tem vivido entre Angola, Portugal e Brasil. Iniciou a sua carreira literária em 1998, com a publicação de um romance histórico intitulado A Conjura. É autor de uma  vasta obra que inclui novelas, contos, crónicas, romances, teatro, livros infantis, um livro de reportagens e um relato de viagens. 
   Ao seu romance O Vendedor de Passados foi atribuído o Prémio Independent - Ficção Estrangeira."
Edições D. Quixote (texto adaptado)

José Eduardo Agualusa
Boas leituras!!!