segunda-feira, 13 de março de 2017

Dia Mundial da Poesia...Livros Novos

 No próximo dia 21 de março comemora-se o Dia Mundial da Poesia.
 Nas bibliotecas do Agrupamento podes encontrar alguns livros de poesia - novos e menos novos... Por estes dias, aproveitamos para os divulgar aqui.

 Hoje convidamos-te a conhecer o poeta norte-americano Walt Whitman e o seu livro "Folhas de Erva", publicado em 1855.


AO PARTIR DE PAUMANOK
1
Ao partir de Paumanok, a ilha em forma de peixe, onde nasci, 
Bem gerado e educado por uma mãe perfeita, 
Após ter percorrido muitas terras, enamorado pelos passeios cheios de gente,
E ter habitado Mannahatta, a minha cidade, ou nas savanas do sul, 
Ou ter acampado como soldado e carregado com a minha mochila e a espingarda, ou ter sido mineiro 
               na Califórnia,
Ou, rústico, ter vivido na minha terra, nas florestas de Dakota, alimentando-me de carne e bebendo 
               nas fontes, 
Ou ter-me retirado para devanear e meditar num profundo recanto,
Longe do tumulto das multidões, momentos cheios de enlevo e felicidade,
Conhecendo o fresco e generoso curso do Missouri, conhecendo o imponente Niagara,
As manadas de búfalos que pastam nas planícies, o hirsuto e o corpulento touro,
Com a experiência da terra, das rochas, das flores de Maio, maravilhado com as estrelas, a chuva, a neve, 
Atento aos vários cantos do mimo e ao voo do falcão da montanha 
E ouvindo de madrugada o incomparável tordo eremita a cantar nos cedros do pântano, 
Eu, solitário no Oeste, entoo o meu canto para um Novo Mundo.

Walt Whitman, Folhas de Erva.




"Isto não é um livro. Quem o entreabre está a tocar num homem."

Walt Whitman, prefácio de "Folhas de Erva".





Podes requisitar este livro 
na Biblioteca da ESCM.
Boas Leituras!