domingo, 26 de março de 2017

Dia do Livro Português

 
    Assinala-se hoje, dia 26 de março*, o Dia do Livro Português criado pela Sociedade Portuguesa de Autores com a finalidade de celebrar o livro e a língua portuguesa bem como a sua relevância. Hoje, em particular, é dia de promover a leitura do livro português.
1ºlivro impresso em português

* O dia 26 de março corresponde ao dia em que, em 1487, se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, em hebraico, nas oficinas do judeu Samuel Gacon (em Faro).


      O primeiro livro escrito em português foi impresso em 1497, no Porto, nas Oficinas de Rodrigo Álvares e intitula-se de “Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto”.

   

    As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz destacam, em especial no dia que hoje se assinala, um dos muitos autores portugueses cujas obras, conhecidas a nível mundial, são parte integrante do seu fundo documental: Eça de Queirós


 Podes procurar estes e outros livros, consultá-los e requisitá-los sempre que precisares!

  Eça de Queirós (1845-1900) escritor, jornalista e diplomata, o estilo perspicaz e a crítica social presentes na sua obra fazem deste autor um dos maiores romancistas de toda a literatura portuguesa. 

Livros de Eça de Queirós disponíveis nas BE do Agrupamento:
- O Crime do Padre Amaro
- A Tragédia da Rua das Flores
- O Primo Bazílio
- O Mandarim
- A Relíquia
- Os Maias
- A Ilustre Casa de Ramires
- A Cidade e as Serras
- Contos
- Alves & C



Alguns destes títulos têm edições novas que chegaram recentemente às estantes das nossas bibliotecas.




 

Desejamos-te boas leituras na companhia de Eça de Queirós!