terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Gosto de ti. R. - Sugestões de leitura para S. Valentim

    As Bibliotecas Escolares sugerem
                                             Leituras com









Gosto de ti.

R.

de Graça Gonçalves

Edição/reimpressão: 2005

GOSTAR Editora



   Um simples “Gosto de ti” assinado com um misterioso R.
     Adriana descobre um bilhete:
“(…) foi logo no intervalo de uma aula. Entrei na sala e, ainda mal me tinha sentado na carteira, encontrei um bilhete dobrado, meio escondido debaixo de um livro. Desdobrei-o e…«Gosto de ti. R» Mal li estas palavras, desatei a corar, a corar…”
    Adriana sente medo de contar a emoção e surpresa que sente porque os outros podem gozar com ela.
 «o Miguel estava a olhar para mim. Talvez estivesse a estranhar o meu alvoroço. Mas aquele bilhete…Com aquele verbo…Que encantamento eu sentia pelo verbo gostar! Gosto…Gosto de…Gosto de…ti.»
    Com este livro consciencializamo-nos dos medos, angústias e alegrias que vive uma adolescente quando descobre este tipo de amor apaixonado e misterioso que julga que não será entendido pelos que a rodeiam. Mas a autora vai mais além e transporta-nos a um Amor que tem a ver com a vida, com a família, com a deceção da perda de quem se ama ... Mas há também a esperança, a amizade verdadeira, o carinho…
«O Filipe tem um ar tão triste! Sabe o que ele precisa? É de carinho. De muito carinho. Se tivesse carinho, era mais alegre.»
    Esta história é um deslindar de sentimentos e, talvez um bom ponto de partida para aprender a geri-los e a desenvolver os afetos.

   Um livro para ler com o coração e entender todos os significados que pode ter a simples frase “Gosto de ti”

                                                                                        Fundo documental da BE nº1