sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Ciro à procura do amor - Sugestões de leitura para S. Valentim



As Bibliotecas Escolares sugerem
Leituras com




Ciro à Procura de Amor

de Beatrice Masini


Edição/reimpressão: 2000

Páginas: 28

Editor: Livros Horizonte

ISBN: 9789722410892

Coleção: Memo

Foi então que o menino se voltou para ele e lhe disse:

- Sabes que és um gato especial?

Ciro nem se mexeu. Era um gato cinzento sem amigos e sem amor.

É isso que é ser especial?

O menino disse:

- Todos estes gatos são tão comuns que estão em todo o lado. Mas tu és único.

- Único? O que é isso?

- Nenhum gato é igual a ti. – continuou o menino – Não és um medroso porque não fugiste. E és curioso porque me seguiste.

E acrescentou, depois de uma breve pausa:

- Queres ser o meu gato?

- Eu não posso ser teu. Sou um gato e mais nada.

Não sou de ninguém. Sou um gato.

- Podes fazer o que quiseres – disse o menino – Se quiseres ficar em casa, ficas em casa, se quiseres sair, sais. Quando estiveres a dormir, eu não te incomodo.

-  Assim está melhor.

- E dou-te comida.

- Amor feito de restos de comida e petiscos não chega para mim.

- Mas és livre de partir quando quiseres.

- E brincadeiras?

- Quando te apetecer podemos brincar. Mas és tu que decides.

Ora aqui estava o amor que Ciro buscava.
Sinopse contida na contracapa: 
Ciro é um gato cinzento que mia à lua com a sua linda voz. Mas as gatas de Veneza preferem gatos pretos aveludados, gatos ruivos e um pouco loucos, gatos malhados que parecem ter saído da selva, gatos brancos e doces como o leite. Quem vai amar Ciro, e que tipo de amor busca ele?

Fundo documental BE nº2