terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Natal...poemas e outros textos


Carta do Pai Natal 
de Mark Twain
(Excerto)





       "Recebi e li as cartas que tu é a tua irmã mais nova me escreveram através da mão da vossa mãe e das vossas amas; li também aquelas que vocês, pessoas pequeninas, me escreveram com as vossas próprias mãos - pois embora não tenham usado quaisquer caracteres que façam parte do alfabeto de pessoas crescidas, usaram os caracteres que todas as crianças em todas as terras do planeta e nas estrelas cintilantes usam; e como todos os meus súbditos na Lua são crianças e só usam esses caracteres, facilmente compreenderás que consigo ler sem problema algum os fantásticos e denteados símbolos usados por ti e pela tua irmãzinha. Mas tive dificuldade com as cartas que ditaste através da tua mãe e das tuas amas, pois sou estrangeiro e não consigo ler bem as coisas em inglês. Verás que não me enganei nas coisas que tu é a bebé pediram nas vossas cartas - desci pela vossa chaminé à meia noite enquanto vocês dormiam e eu mesmo entreguei as prendas todas - e também vos beijei às duas, porque vocês são boas crianças, bem educadas, bem comportadas, e são praticamente as pessoas pequeninas mais obedientes que eu alguma vez vi. Mas na carta que ditaste houve algumas palavras que não consegui decifrar com certeza, e um ou dois pedidos pequenos que não consegui obter por estarem esgotados. O nosso último lote de móveis de cozinha para bonecas acabou de ir para uma pequena criança muito pobre bem lá em cima na Estrela Polar (...)".

Em Carta do Pai Natal (e outras histórias), Livros Amarelos, Edições Guerra & Paz, novembro de 2016