sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Sugestão de Leitura ESCM - Novembro

   Por ocasião do Dia das Bruxas, foi sugerida a leitura da obra "Contos Fantásticos" de Edgar Allan Poe. Esta obra é também a sugestão de leitura para o mês de novembro!


   Vamos conhecer um pouco mais sobre este autor...


 


   Edgar Allan Poe foi escritor, poeta e crítico literário. Célebre pelas suas histórias fantásticas, mórbidas e misteriosas, personificou uma tendência marcante do Romantismo dos EUA.
   Nascido em Boston, no ano de 1809, teve uma infância repleta de momentos difíceis e conturbados, o que pode ser a chave para o estilo pessimista e soturno da sua obra. Publicou o primeiro livro de poemas, "Tamerlane and Minor Poems" em 1929 e começou a trabalhar como jornalista em diversas publicações de Nova Iorque e Filadélfia.
   Em 1840 publicou a sua primeira coleção de contos, "Tales of Grotesque and Arabesque". No ano seguinte escreveu "The Murders in the Rue Morque", obra na qual é apresentada a figura do detetive Dupin, considerado o antecessor da personagem Sherlock Holmes. Com a publicação da obra "The Raven", em 1845, Allan Poe conquistou grande reconhecimento. No entanto, o desgosto profundo provocado pela morte da sua mulher conduziu-o à depressão e ao alcoolismo. Morreu em 1849, com apenas 40 anos.
   Conhecedor dos tumultos e temores da alma humana e mestre do terror psicológico, Allan Poe não só influenciou muitos escritores e artistas, como também conquistou a admiração de muitos leitores. Alguns investigadores da sua obra consideram Allan Poe como o criador da literatura de suspense, do policial, da ficção científica e da nova crítica literária norte-americana. É inegável o seu lugar de destaque na literatura mundial.




        Este livro contém uma seleção de contos fantásticos de Allan Poe que mostram bem o seu estilo terrificante. Inclui os seguintes contos:

Metzengerstein * Ligeia * Morella * Eleonora * A Queda da Casa de Usher * William Wilson * O Gato Preto * O Poço e o Pêndulo* O Coração Revelador * O Retrato Oval * O Barril de Amontilhado 

Requisita na Biblioteca da ESCM!!!