sexta-feira, 14 de novembro de 2014

DIREITOS HUMANOS

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Reguengos de Monsaraz promovem, durante este mês, um conjunto de atividades alusivas ao tema dos “Direitos Humanos”.

“O que são os direitos humanos?”

Um direito é uma liberdade de algum tipo. É algo a que tem direito por ser humano.
Os direitos humanos estão baseados no princípio de respeito em relação ao indivíduo. Baseiam-se no princípio  de que cada pessoa é um ser moral e racional que merece ser tratado com dignidade. São chamados direitos humanos porque são universais. Enquanto as nações ou grupos usufruem dos direitos específicos que se aplicam só a eles, os direitos humanos são os direitos aos quais todas as pessoas têm direito, não importa quem sejam ou onde morem, simplesmente porque estão vivos.
Contudo, muitas pessoas, quando se lhes pede para citarem os seus direitos, apenas enumeram a liberdade de expressão e de crença religiosa e talvez mais um ou dois. Não há dúvida que estes são direitos importantes, mas o alcance total dos direitos humanos é muito amplo. Significam a opção e a oportunidade. Significam a liberdade de conseguir um trabalho, adotar uma carreira, escolher um parceiro e criar crianças. Incluem o direito de viajar livremente e o direito ao trabalho remunerado sem perseguição, abuso e a ameaça de ser despedido de forma arbitrária. Até incluem o direito ao lazer.
Em tempos passados, não havia direitos humanos. Depois surgiu a ideia de que as pessoas deveriam ter certos direitos. E essa ideia, no final da Segunda Guerra Mundial, resultou finalmente no documento chamado Declaração Universal de Direitos Humanos e nos trinta direitos a que todas as pessoas têm direito.
(Adaptado de "Direitos Humanos " in humanrights.)